Blog Tempo Presente

Diversidade e qualidade da agricultura familiar ganha público do Mesa São Paulo

mesa-sao-pauloA qualidade da agricultura familiar da Bahia mais uma vez demonstra o seu potencial. Visitantes e participantes do Mesa São Paulo 2019 se encantaram com os produtos das cinco cooperativas baianas que, apoiadas pelo Governo da Bahia, participaram do evento realizado no Memorial da América Latina, e expuseram seus produtos no estande baiano Terra Madre Brasil 2020.

Produtos derivados de licuri, umbu, maracujá do mato, castanha, nibs de chocolate e café orgânico fizeram sucesso entre chefs de cozinha do Brasil e do mundo, produtores e especialistas nas mais diversas áreas da gastronomia.

A professora de Gastronomia de Porto Alegre Deise Sterque conheceu os produtos da agricultura familiar da Bahia: “Experimentei o doce do umbu, de maracujá da caatinga, o licuri e vou levar tudo para minhas aulas, para que meus alunos conheçam. Estou muito feliz com essa troca”.

O chef de cozinha em Assunção, no Paraguai, Sérgio Gonzalez, também esteve no maior evento de gastronomia da América Latina e visitou o estande da Bahia: “Provei um monte de produtos como cacau orgânico, o licuri e o azeite de licuri, geleia de umbu, café e comprei para levar para o Paraguai. Vim do Paraguai para me inspirar em produtos geniais como esses”.

A participação das cooperativas é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no âmbito do projeto Bahia Produtiva, que conta com empréstimo do Banco Mundial, visando promover mais espaços de comercialização dos produtos das cooperativas. (fonte:SDR)


COMPARTILHAR