Blog Tempo Presente

Diocese de Itabuna recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida

Dom Ceslau celebra a missa de acolhimento(Foto Jan Erik)

Numa celebração marcada por fortes expressões de fé, devoção, emoção, alegria e lágrimas, milhares de fiéis católicos e devotos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, da Diocese de Itabuna e de diversas cidades do Sul da Bahia, acolheram na noite da última quarta-feira (30/09) a Imagem Peregrina da Padroeira do Brasil, que inicia oficialmente uma peregrinação pelas 33 paróquias da Igreja Particular itabunense, formada por outros 18 municípios sulbaianos.

Presidida pelo bispo diocesano, Dom CeslauStanula, e concelebrada por padres do clero local, a Missa Solene de Recepção à Imagem de Nossa Senhora Aparecida teve início às 18 horas na Catedral de São José.

Na abertura, o bispo, acompanhado por peregrinos de diversas paróquias da diocesee que foram à Aparecida do Norte (SP) para participarem na última terça-feira (29), no Santuário Nacional, da celebração do envio, entronizou solenemente na Catedral a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que é uma réplica da original encontrada por pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul, no ano de 1717.

A peregrinação da imagem da Padroeira do Brasil na Diocese de Itabuna faz parte da programação oficial em preparação ao Ano Jubilar de 2017, quando o País celebrará os 300 anos de devoção à Mãe Aparecida.

Destacando o tema oficial da peregrinação “A Mãe do meu Senhor, vem nos visitar”, em sua homilia o prelado itabunense disse que este é um momento que entrará para a memória da Diocese de Itabuna tanto quanto para os arquivos do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Relembrando fragmentos da história que relata o encontro da imagem por pescadores, Dom Ceslau destacou que tal como fez a Mãe do Salvador, que veio em socorro daqueles humildes pescadores, também hoje Nossa Senhora vem socorrer às famílias e todos os seus filhos e filhas que esperam em Jesus Cristo.

Roteiro
De acordo com o roteiro oficial da visita, preparado pela Cúria Diocesana, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida ficará na Catedral de São José para visitação pública e momentos de celebração e devoção mariana até às 17h30min do próximo sábado (3), quando seguirá para a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, do bairro Califórnia, onde permanecerá até o próximo dia 12 de outubro, data da festa da Padroeira do Brasil e daquela comunidade. O translado da imagem até ao Califórnia será feito em carreata.


COMPARTILHAR