Blog Tempo Presente

Convenção do GMB – Itabuna marcou o fortalecimento da mulher nos espaços de poder

Convenção do GMB - Itabuna marcou o fortalecimento da mulher nos espaços de poder » Costa do Cacau BlogUma média de 400 pessoas de vários coletivos sociais da região participaram da I Convenção Regional Mais Mulheres no Poder, nesta quinta-feira, 11, na Uesc. O evento suprapartidário, realizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Políticas Públicas do Núcleo de Itabuna e a co-realização da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, levou reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, as conquistas alcançadas a partir do seu engajamento e os desafios a serem enfrentados para ocupar mais espaços nas esferas de poder.

O assunto chamou a atenção de mulheres que atuam no Poder Público Municipal, nas Câmaras de Vereadores, nos Conselhos Municipais, nas Associações, Cooperativas, no empreendedorismo comercial e social, bem como de lideranças masculinas. O presidente da ACI, Mauro Ribeiro, entende que a causa de ter maior participação de mulheres na política é de toda a sociedade. “Isso inclui os homens. Todos nós precisamos apoiar e estimular que as mulheres ocupem esses espaços”.

De acordo com a coordenadora do GMB – Núcleo de Itabuna, Wandressa Souza, as mulheres, de modo geral, destacaram o evento como pioneiro, até dentro do próprio Grupo Mulheres do Brasil, de fazer um evento suprapartidário.

“A gente conseguiu colocar no mesmo lugar, pessoas de diferentes partidos e pessoas que nunca tiveram contato com a política partidária. Foi possível ouvir vários pontos de vista, entender a política como algo que pode ser acessível e que uma mulher empreendedora, que se interesse por outros assuntos, também pode se interessar por política. A gente plantou a semente da reflexão de que isso também pode ser um caminho”, declarou.

Com o tema: Política é pra todas, a apresentadora da CNN Brasil, Gabriela Prioli fez uma contextualização histórica sobre a ocupação das mulheres nos cargos de poder, e abordou que, embora a mulher tenha alcançado o direito ao voto no ano de 1932, ainda assim, o efetivo feminino corresponde atualmente, apenas 15 % na câmara dos Deputados do Brasil e 24 % nos parlamentos em todo o mundo.

“Então, a gente ainda tem muito o que caminhar, na vida concreta, material, fora do texto frio da lei, por que a nossa cultura era que a mulher estava restrita no âmbito doméstico. Por isso que é tão importante a gente falar sobre esse assunto, para que a gente incentive as mulheres a terem cada vez mais confiança e entendam que todo o lugar é nosso, resta só a gente querer”, declarou Prioli.

Para a líder do Comitê de Políticas Públicas, Ludimila Vieira, que falou sobre a importância da mulher para a política brasileira, o evento atingiu o propósito de incentivar as mulheres a ocuparem, cada vez mais, espaço na política. “Tenho certeza que o objetivo do evento foi alcançado, pois todas as mulheres que tive a oportunidade de conversar, saíram do evento encorajadas a lutar pelos espaços”, destacou a advogada.

Regional

A convenção foi um espaço de debate sobre as questões sociais que ainda atingem as mulheres, a exemplo dos vários tipos de violência contra o gênero feminino. Mas também, foi um momento de diálogo entre mulheres empreendedoras de Itabuna e Ilhéus, que abordaram sobre suas experiências à frente dos negócios e os desafios enfrentados até hoje. Entre as mulheres que atuam em cargos políticos na região e que participaram de uma roda de conversa sobre política, foram apresentados testemunhos de coragem e resiliência na luta pelos espaços de poder.

As mulheres empreendedoras tiveram oportunidade de expor e comercializar seus produtos na Feira de Negócios promovida pelo GMB – Núcleo de Itabuna, através do Comitê de Empreendedorismo. De acordo com a líder do Comitê, Laudilene Bispo, “o evento foi de grande importância, tanto para a visibilidade dos seus produtos, como para ter essa rede de apoio e network para a comercialização. Estamos muito satisfeitas e felizes com o resultado da feira de negócios”, declarou.

O evento contou com o patrocínio de: Costa Vieira & Niella Advogados Associados, Módulo Rural, TV Santa Cruz, Bahia FM Sul, Ômega Contabilidade, Sinapro Bahia, S.J. Assessoria, Curso Guabaritando e Óticas Diniz. O apoio da Prefeitura de Ilhéus, Prefeitura de Buerarema, Prefeitura de Itacaré, Amurc, Uesc, Sebrae Dellas, Sebrae Bahia, Câmara da Mulher Empreendedora, São Jorge – Móveis e Decoração e Arrazze Camisetas.


COMPARTILHAR