Blog Tempo Presente

Cientistas descobrem floresta primitiva dentro de buraco gigante na China

Cientistas chineses anunciaram, nesta sexta-feira (20), a descoberta de uma floresta primitiva escondida dentro de um buraco gigante na província de Guangxi, no sul do país. De acordo com os pesquisadores, o local pode abrigar diversas espécies ainda desconhecidas pela ciência. As informações são do portal G1.

Zhang Yuanhai, um dos responsáveis pela descoberta, disse em entrevista à agência chinesa Xinhua que existem três grandes cavernas incrustadas em uma montanha próxima à cidade de Luoxi.

Outro dos pesquisadores, Chen Lixin, que liderou uma expedição para dentro de uma das estruturas, um grande sumidouro, disse ter encontrado árvores com até 40 metros de altura e densa vegetação.

O buraco está localizado perto da vila de Ping’e e mede 306 metros de comprimento, 150 metros de largura e 192 metros de profundidade. Para investigar de perto a descoberta, equipes expedicionistas enfrentaram um rapel de mais de 100 metros e várias horas de caminhada para chegar ao fundo do poço.

Buracos como esse são conhecidos na China como “poços celestiais”, de acordo com a Xinhua, e têm características geológicas especiais, típicas de terrenos com forte erosão. Formações parecidas já foram encontradas no México e em Papua Nova Guiné.


COMPARTILHAR