Blog Tempo Presente

Ciclo de debates celebra dia nacional da luta dos povos indígenas

Indígenas de todo o Brasil chegam à Brasília para o Acampamento Terra Livre 2018.  Foto: Marcelo Camargo/ABr

Como parte das atividades programadas do projeto ITAHUIPE, a Companhia de teatro pedra e espinho promove no próximo dia 07 de fevereiro, no Espaço de Cultura da Aliança dos Artistas, ciclo de debates caboclo “índio” Marcelino, em celebração ao dia nacional da luta dos povos indígenas.

Distribuídos em plataformas streaming em audiovisual (instagram, youtube e facebook), o debate contará com a presença do mestre Marcelo Lins, Cacique Babau, Nádia Akawã, Luiz Guimarães (caboclo de Cobre) e da doutora em história pela UFRRJ- Ayalla Silva.

A magnitude desta discussão como parte da construção da pesquisa cênica, volta-se a uma síntese cultural que evidencia o resultado da união das matrizes indígena e africana de nação banta no período das ocupações da região cacaueira, demonstrando a riqueza cultural das comunidades indígenas locais, resgatando e salvaguardando a memória desses povos.

Para os idealizadores do espetáculo musical infanto-juvenil, ITAHUIPE: antes das pedras e espinhos, justifica-se pelo fato de perceber a necessidade de transpassar as agruras do preconceito e da desinformação presentes nos dias atuais.

A obra que visa atingir diretamente 3.000 pessoas por apresentação, tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia -Funceb (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.(Alana Rodrigues)


COMPARTILHAR