Blog Tempo Presente

Ceplac amplia programa de capacitação profissional

creditofundiarioCapacitar produtores rurais e técnicos visando à socialização do conhecimento, de forma a propiciar mudanças de comportamento e atitude de diversos atores sociais e o aperfeiçoamento dos processos produtivos regionais com sustentabilidade ambiental. Esse é o principal objetivo do programa de capacitação profissional que a Ceplac implanta já a partir do mês de março, ampliando ações de capacitação e abrindo as portas do órgão para a sociedade.

O programa vai contribuir para a inclusão social dos treinandos, estimulando a qualificação profissional e a permanência no campo, visando aumentar a produção, produtividade e renda, com reflexos na melhoria da qualidade de vida da população rural. O primeiro curso, capacitação em Cadastro Ambiental Rural – CEFIR, com turma já formada, será realizado entre os dia 15 e 17 de março (ver tabela abaixo), e será ministrado pelos instrutores (extensionistas) Antonio Fernando e Jaime Araújo, ambos da Ceplac.

De acordo com o coordenador Jackson Prado, o programa também irá desenvolver ações para capacitação das mulheres, de forma articulada com outras instâncias dos governos estadual e federal, visando à inclusão social e produtiva. O programa ainda visa apoiar o aperfeiçoamento dos organismos coletivos da comunidade rural, de modo a ampliar o acesso aos programas e políticas públicas para o setor.

Quem participa

Os cursos, seminários e treinamentos serão destinados aos produtores rurais, técnicos e associados de cooperativas, organizações não governamentais, secretarias municipais de Agricultura, entidades de ATER regional e territorial, de empresas privadas etc., e serão realizados no Setor de Treinamento da Sede Regional da Ceplac ou nas localidades onde estão situadas as unidades locais e regionais.

Os cursos serão ministrados pelos pesquisadores e extensionistas da Ceplac e técnicos de Instituições parceiras e terão a duração média de 16 horas. As inscrições serão feitas no site da Ceplac e nas unidades locais de Extensão Rural (escritórios locais).

 


COMPARTILHAR