Blog Tempo Presente

Cepedi já atendeu mais de 50 empresas em soluções de P&D+I

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi), José Alfredo Santos de Souza, foi o convidado da vereadora Enilda Mendonça (PT) para falar, durante a sessão plenária da Câmara de Vereadores Ilhéus de terça-feira (14), sobre o momento e a importância da entidade para o desenvolvimento do município.

O Cepedi foi fundado em 2002 com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), transformando conhecimento em produtos e serviços inovadores e fornecendo mão de obra especializada para atender o Polo de Informática de Ilhéus.

Organização de base tecnológica, já atendeu mais de 50 empresas com soluções em pesquisa, desenvolvimento e inovação que rodam no Brasil e em outros países, como México, Vietnã e Estados Unidos. O Cepedi continua tendo sua importância no polo, com soluções de grandes impactos com o suporte dos cursos da área de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que preside o seu conselho administrativo, bem como de institutos e de faculdades privadas da região. “Antes os egressos terminavam a graduação e iam trabalhar em outros centros, justamente por não existir um instituto que pudesse contribuir com seu o talento. Atualmente não é mais assim. Hoje a entidade conta com mais de 60 colaboradores entre contratados e bolsistas”, assegura o diretor de P&D do Cepedi.

O órgão, presidido pela Uesc, é credenciado no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati), para captação, utilização e desenvolvimento de projetos incentivados no âmbito da Lei de Informática e da Lei do Bem.

Com forte atuação na indução e viabilização de projetos voltados para conduzir empresas a alcançarem seus objetivos através da sinergia entre a engenharia de produção e o desenvolvimento de softwares, o Cepedi busca constantemente transformar pesquisa e desenvolvimento em soluções inovadoras e de valor agregado, contribuindo para competitividade dos seus clientes em projetos de pequeno, médio e grande porte.

“Em 2020, durante o período mais agudo da pandemia, empresas da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná investiram em projetos de P&D+I no Cepedi, que tem competência consolidada, principalmente, pelo fato de a Uesc também ter o viés para o desenvolvimento de soluções para melhoria de processos industriais associados ao conceito de manufatura avançada, a indústria 4.0, carro-chefe de projetos nessa linha”, informa José Alfredo.

Requerimento

Em seus pronunciamentos, os vereadores demonstraram surpresa ao serem informados, pela vereadora Enilda Mendonça (PT), que o Governo do Estado decretou de Utilidade Pública para fins de desapropriação, a área de 14 mil metros quadrados da antiga Petrobrás, na Avenida professor Milton Santos, Tapera, Zona Norte de Ilhéus, para a implantação de uma Policlínica Regional de Saúde.

A Policlínica Regional que atenderá a média e alta complexidade visa descentralizar a assistência, regionalizando o atendimento ao cidadão. A notícia é boa, já que contempla, com novos serviços, a saúde pública do município. No entanto, um detalhe chama a atenção no decreto recentemente publicado: o espaço onde funciona o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi) está inserido na área desapropriada.

“Foram enviadas informações sobre a localização do Centro de pesquisas ao Governo do Estado e esperamos que o decreto de desapropriação seja alterado inclua e garanta o Cepedi na área onde já está funcionando – e bem”, destaca a vereadora. Nesse sentido, a parlamentar apresentou um requerimento para que o estado reconheça a necessidade de manutenção do espaço onde já funciona há muitos anos.

O documento foi subscrito pelos vereadores Jerbson Moraes (PSD), Fabrício Nascimento (PSB), Sérgio do Amparo (Podemos), Edvaldo Neto (DEM), Ederjúnior dos Anjos (PSL), Aldemir Almeida (PP), Cláudio Magalhães (PCdoB), Ivete Maria (DEM), Ivo Evangelista (Republicanos), Augustão (PT) e Baiano do Amendoim (PSDB).

Enilda lembra que quando o município de Ilhéus passou a responsabilidade da presidência do Conselho do Cepedi à Uesc, também houve a cessão da parte do terreno para instalação do Centro de Pesquisa. Recentemente, em parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação com a Universidade Estadual de Santa Cruz foi instalado o espaço Colaborar, que está pronto para ser inaugurado.


COMPARTILHAR