Blog Tempo Presente

Castanha de caju, vaqueiros, ovos caipiras, tilápia e bolo de banana com mel no Rural Produtivo na TVE

Além de barato, benefícios do ovo são incontáveis - Compre Rural

O Rural Produtivo deste sábado (18) vai mostrar o crescimento da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia, de Ribeira do Pombal. Já no município de Glória, o programa vai conhecer a história da relação da cultura do vaqueiro com a agricultura familiar. Como também a produção de ovos de galinha caipira da Associação Olhos D´Água dos Coelho. E ainda tem uma receita de bolo de banana com mel e a apresentação de um repentista. Sempre aos sábados, às 14h, o programa tem horário alternativo às segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h, na TVE.

Em Ribeira do Pombal, a Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia diversifica o cultivo produzindo, além do caju, maracujá, milho e mamona. Por meio da distribuição de insumos e da capacitação técnica, os produtores estão profissionalizando e diversificando a produção no campo, para não ficar dependente de um único produto. A cooperativa comercializa castanhas naturais, castanhas assadas, amêndoas de castanha, pastas de castanha integral, com cacau e com licuri, em todos os estados do Brasil.

No município de Glória, a agricultura familiar é predominante, os produtores garantem renda com recursos dos lotes irrigados, que possuem potencial de mais de mil hectares. A piscicultura da tilápia, criada no Rio São Francisco, também é uma fonte de sustento para várias famílias, com mais de trinta empresas na região. O telespectador vai conhecer o assistente territorial Cláudio Ademar, que conta sobre a história, as festas religiosas e os eventos como “pega de boi no mato”, que valoriza a cultura dos vaqueiros.


COMPARTILHAR