Blog Tempo Presente

Boletim da Sesab registra mais 72 mortes por Covid-19 neste sábado

Mais 72 mortes decorrentes da Covid-19 foram registradas no boletim publicado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) neste sábado (10). Com isso, chega a 24.742 o total de vidas perdidas diretamente para a pandemia, de acordo com os números oficiais.

Quanto aos diagnósticos, mais 3.810 casos foram registrados nas últimas 24 horas, o que aponta um crescimento de 0,3%. Desde o início da pandemia, a Sesab já contabilizou 1.155.841 casos de coronavírus, sendo 1.118.995 já considerados recuperados e 12.104 ainda com o vírus ativo.

Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas de hoje. A Sesab pondera ainda que a existência de registros tardios e/ ou acúmulo de casos se deve à sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo que justifica isso é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.


COMPARTILHAR