Blog Tempo Presente

Beiju, tilápia, Armazém da Caatinga e brigadeiro de licuri no Rural Produtivo

Neste sábado (07), o Rural Produtivo visita um grupo de mulheres que produz e comercializa uma variedade de beijus, no município de Senhor do Bonfim. O programa mostra o aumento da produtividade de mulheres pescadoras em Itiúba, e destaca um empório da agricultura familiar em Juazeiro. Ainda tem a receita de brigadeiro de licuri e a arte de Dona Minita Montenegro.

Na Comunidade de Canavieiras, no município de Senhor do Bonfim, um grupo de mulheres tira seu sustento através da produção e comercialização de uma variedade de beijus. A comunidade recebeu investimento para a implantação de uma unidade de beneficiamento da mandioca, acompanhado de assistência técnica e capacitação adequada que qualificam sua produtividade e comercialização, resultando na qualidade e inovação do produto, aumentando a renda das famílias e renovando a esperança de evolução da comunidade.

O programa visitou o Povoado de Taquari, no município de Itiúba, onde as famílias vivem da criação e comercialização de tilápia. Para fortalecer e ampliar a produção de peixes das mulheres pescadoras, a comunidade recebeu investimento para a aquisição de equipamentos e assistência técnica, no manejo da criação e comercialização de alevinos, resultando em renda para as famílias da comunidade, com destaque na agregação de valor à mulher pescadora.

A equipe do Rural produtivo foi até o município de Juazeiro conhecer o Armazém da Caatinga, um centro de comercialização de produtos de pequenos agricultores que fortalece sua rede de comercialização. Com o investimento do Pró-Semiárido, o local foi reformado e estruturado, potencializando a produção, melhorando a qualidade de vida dos agricultores familiares com geração de renda.

Também nesta edição, o programa mostra a receita de brigadeiro de licuri, feito pela agricultora Laudeci Maria, da Comunidade de Boqueirão, em Monte Santo, e a história da artista, escritora e poetisa Minita Montenegro.

Assista sábado, às 14h00, com reprise na segunda, às 6h00, e na sexta-feira, às 19h30 na TVE, YouTube e tve.ba.gov.br. O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a secretaria de Desenvolvimento Rural (@sdrbahia) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).


COMPARTILHAR