Blog Tempo Presente

BAMIN realiza série de ações em comunidades de Ilhéus que foram afetadas das chuvas

Mutirão Reviver, ação desenvolvida pela BAMIN, tem como principal objetivo acolher os moradores afetados pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas que alcançaram o Sul da Bahia, em dezembro de 2021, além de exaltar o poder da força coletiva para a transformação. O pontapé inicial das ações do projeto aconteceu na última terça-feira (18) na comunidade de Sambaituba, na Rua Nova Esperança.

O Mutirão vai contribuir de maneira efetiva para revitalizar algumas áreas atingidas e implantar ações que buscam minimizar impactos futuros. Com um plano coordenado, as equipes envolvidas levam às comunidades: ações de humanização (limpeza, pintura e ambientação das ruas e fachadas), plantio de mudas e educação ambiental sobre reflorestamento, dinâmicas educativas, apresentações que exaltam as expressões culturais, ações empreendedoras dirigidas ao fortalecimento da economia local, além de mutirão de limpeza.

Em Sambaituba, por exemplo, primeira comunidade a receber a programação de três dias consecutivos do Mutirão Reviver, moradores participaram ativamente das atividades. No 18 de janeiro, que marcou a abertura dos trabalhos, as casas da Rua Nova Esperança foram transformadas numa variedade de cores, criando novos olhares e perspectivas para o entorno. Iraci da Hora Santos, moradora da rua há 44 anos, ficou emocionada com o resultado visual. “Eu nunca vi um trabalho tão bonito. Minha casa está uma coisa linda, a rua inteira também”, declarou.

As partes internas e externas de casas foram pintadas, além da participação de grafiteiros que espalharam os seus trabalhos artísticos pelas paredes da área, oferecendo ainda mais vida ao dia a dia, num esforço por aumentar a autoestima das comunidades em relação ao local que pertence e que tanto foi afetado pelas chuvas.

“Estas ações da BAMIN são especiais, realizadas excepcionalmente neste momento delicado, em que as famílias vítimas das chuvas estão vulneráveis, visando seu beneficiamento imediato e resgate de autoestima”, explica Eduardo Ledsham, CEO da BAMIN. “Todas as atividades previstas no projeto são orientadas por dois focos: revitalização e prevenção. Deste modo, o Porto Sul segue participando da construção de um trabalho social com resultados positivos sobre as comunidades do entorno”, completa Caroline Azevedo, gerente de meio ambiente e relacionamento com comunidades do Porto Sul.

Ao longo das próximas semanas, as programações serão desenvolvidas em mais comunidades de Ilhéus, na área que rodeia o Porto Sul, e serão escalonadas de acordo com a vulnerabilidade de cada uma das regiões. Serão elas: Vila Campinhos, Aritaguá, Joia do Atlântico, Vila Juerana, Urucutuca e Paraíso do Atlântico.

SOBRE A BAMIN

Há 16 anos a BAMIN está presente no Brasil, investindo continuamente em seus negócios, que incluem a Mina Pedra de Ferro, na região de Caetité, o Porto Sul, em Ilhéus, e agora com o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL. A empresa faz parte do Eurasian Resources Group (ERG), líder em mineração, metais e logística. O ERG é também o maior operador de transportes da Ásia Central, com ampla experiência em ferrovias.


COMPARTILHAR