Blog Tempo Presente

Avanços na cultura do cacau é tema de capacitação em Itacaré

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), deu início, nesta quinta-feira (07), em Itacaré, a uma série de formações, que serão realizadas nos Territórios de Identidade da Bahia, para qualificar e impulsionar a produção rural no estado. Desta vez, técnicos que prestam serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) em diversos territórios, participaram de uma capacitação sobre cacauicultura.

Durante a formação, um dos temas foi o avanço na implementação de kits produtivos, contendo insumos e equipamentos, adquiridos a partir de convênios entre a SDR e o Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul (Ciapra), Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS), Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), Consórcio Intermunicipal Médio Rio de Contas (Cimurc).

O secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, destacou que o encontro serviu para qualificar a formação de profissionais que estão na ponta, em diálogo com famílias agricultoras que lidam com a cacauicultura. “Técnicos e secretários de agricultura, de várias regiões, puderam compreender a importância do cacau como alimento e da assistência técnica e extensão rural como vetor de desenvolvimento para ações no rural baiano. Além disso, entenderam também a dinâmica que a SDR trouxe na integração de políticas públicas. É uma agenda que estabelece um novo marco de desenvolvimento dos municípios”.

Para o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS) e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o evento contribui para estimular a sucessão rural. “Vimos que é possível ter alta produtividade de cacau, mesmo em uma área pequena. Precisamos fortalecer a permanência dos jovens no campo, mas com preparação técnica, garantindo assim qualidade de vida e mais renda para os agricultores familiares”.

O evento, realizado no âmbito da estratégia da SDR Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, é executado por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), responsável pelo serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Programação

O superintendente da Bahiater, Lanns Almeida, realizou uma palestra sobre Cacauicultura, Perspectivas, Avanços e Desafios. “O evento foi uma retomada presencial de capacitações, após a diminuição da Covid-19. Avaliamos que as formações técnicas são fundamentais para o desenvolvimento dos sistemas produtivos”.

A programação contou também com as apresentações de Alessandro Fernandes, Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sobre o papel da universidade pública na formação de profissionais na área de agrárias, e Leandro Ramos, secretário executivo do Ciapra, sobre a execução do Programa Parceria Mais Forte – Desafios, Avanços e Perspectivas.

Também participou o médico e produtor, Valnei Pestana, que fez uma palestra sobre o Cacau como alimento, seus potenciais, desafios e perspectivas. “Esses encontros são fundamentais para transformar e incentivar a produção de cacau, um produto de extrema importância para a economia baiana. A SDR e a Bahiater estão no caminho certo, no que se refere ao estímulo da produção do cacau, alimento saudável, antioxidante, que ajuda no tratamento de


COMPARTILHAR