Blog Tempo Presente

Ausência do Carnaval é pauta do Soterópolis da TVE

O Soterópolis desta quinta-feira (11) faz um bate-papo especial sobre a suspensão do carnaval e seus impactos sociais, culturais e econômicos para Bahia, com o presidente do Bloco Afro Ilê Aiyê Antônio Carlos Vovô, com o carnavalesco Leandro Vieira da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, com a gerente de produção da Central do Carnaval Jaqueline Lessa, com o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia Paulo Miguez, entre outros entrevistados. A exibição é às 22h.

A maior festa popular do Brasil é uma potência gigantesca que organiza uma cadeia que vai do ambulante que vende a cerveja ao empresário que fabrica as bebidas, da costureira de abadás e fantasias aos donos de camarotes. E para explicar a indústria do carnaval e toda sua cadeia econômica, o Soterópolis conversou com a Jaqueline Lessa da Central do Carnaval, com o economista e pesquisador em cultura e comunicação, o Vice-Reitor da UFBA Paulo Miguez, além do presidente do Bloco Afro Olodum João Jorge e o carnavalesco Leandro Vieira que traz a experiência das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Outro destaque, é a ausência das tradições culturais que acontecerá pela primeira vez durante o período momesco. Para falar sobre o hiato cultural deste momento que é necessário para diminuir a contaminação do Coronavírus, o programa vai entrevistar o presidente do Ilê Aiyê Antônio Carlos Vovô que vai contar sobre o significado da interrupção inédita das manifestações simbólicas e de longa tradição na Bahia. Além disso, o Professor Benedito Carvalho, o Bibito, vai conversar com a equipe do programa, sobre a festa em Maragogipe e o sentimento que fica com a suspensão destas atividades históricas.

O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 22h, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia  

twitter.com/tvebahia

Serviço:

Programa Soterópolis

Quando: Quinta-feira (11), às 22h. Reapresentação: sexta-feira (12), às 19h e domingo (14), às 18h30

Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline


COMPARTILHAR