Blog Tempo Presente

Aula inaugural marca início das atividades do Centro Juvenil de Itabuna

c4A região Sul do Estado conta agora com um novo espaço dedicado a experiências de aprendizado voltadas para os estudantes do 9° ano ao 3º do Ensino Médio, da rede estadual de ensino. Trata-se do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Itabuna, que foi inaugurado, nesta quarta-feira (17), no município de Itabuna (316 km de Salvador). O evento, aberto ao público, contou com apresentações teatrais, musicais e atividades lúdicas como a Casa Mostro, rapel, escalada, Slackline, aula de dança e desfile da fanfarra do Colégio Estadual de Itabuna.

A unidade, que está instalada em um dos pavilhões do Colégio Estadual de Itabuna, oferece nove opções de oficinas gratuitas. Em turno oposto à escola, os estudantes matriculados podem desenvolver novas habilidades criativas e que servem de complemento às aulas do ensino c2regular. Dentre as oficinas, destacam-se: Oxente, English!?, Leitura, Câmera, Ação, Science Dance, FotoArt e outras.

Vanessa Santos de Oliveira, 14 anos, que cursa o 9º ano no Colégio Estadual de Itabuna, conta que gostou muito do espaço e das atividades lúdicas. “Optei por fazer oficinas Fumaça Punjante, Oxente, English!? e FotoArt porque adoro teatro, Inglês e fotografia. Este é uma oportunidade de aprimorar meus conhecimentos”, afirma.

Laiane Santos Costa, 15, do mesmo colégio e ano, já está animada para o início das aulas. “Vou cursar as oficinas de Slackline e FotoArt no período da tarde, pois, estudo no colégio pela manhã. Vai ser muito bom porque vou fazer novos amigos e aprender mais”, diz empolgada.

A diretora Amanda Araújo Nascimento ressalta sobre a importância do novo ambiente de aprendizado para os estudantes da região. “O Centro Juvenil foi pensado com base no que os adolescentes e jovens gostam, alinhando às práticas pedagógicas. Aqui eles encontram um misto de atividades nas áreas das ciências, cultura, tecnologia e práticas corporais onde eles se tornam protagonistas e fazem acontecer”, explica a gestora.


COMPARTILHAR