Blog Tempo Presente

Atividades do Dia da Consciência Negra na UFSB

A Universidade Federal do Sul da Bahia realiza hoje (20) atividades em celebração ao mês da Consciência Negra, no campus Jorge Amado em Itabuna.Às 15 horas, haverá Cinema e Debate com o filme “Quanto vale ou é por quilo? ”, do diretor Sérgio Bianchi.

O filme é baseado em um conto de Machado de Assis que propõe uma reflexão sobre a sociedade brasileira escravocrata e contemporânea. No século XVIII, um capitão-do-mato captura uma escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera.

Nos dias atuais, uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro.

O filme desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pela apartação social.

Após a exibição do filme, haverá um debate com os professores Cynthia Barra e Rafael Guimarães, com mediação de Célia Regina.

Às 19:30, será a vez da Mesa Redonda “Formação Universitária e Racismo”, com os professores/debatedores Joel Felipe, Fabiana Lima, Fabrício Carvalho, Evani Tavares, Antônio Cardoso, Ana Cristina Peixoto e Gilmara Oliveira, com mediação do professor Álamo Pimentel.


COMPARTILHAR