Blog Tempo Presente

Amurc participa do Fórum de Mulheres Quilombolas, em Itacaré

Amurc participa do 1. Fórum de Mulheres Quilombolas, em Itacaré » Costa do  Cacau BlogA Amurc participou, no Quilombo Urbano Porto de Trás, em Itacaré, do 1. Fórum de Mulheres Quilombolas, com o objetivo de debater sobre as políticas públicas para mulheres negras. O evento foi promovido pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial, Prefeitura Municipal de Itacaré, Conselho Quilombola e a Câmara Temática de Mulheres do Território Litoral Sul, com o apoio da Amurc, Consórcio Litoral Sul, entre outras instituições.

O tema: “Partilhando saberes na construção e defesa do território Litoral Sul” foi abordado por mulheres de comunidades quilombolas, do Movimento Negro Unificado, do Programa Mulheres que Cuidam e do Território Litoral Sul, que contribuíram com reflexões para que o público feminino se fortaleça e ocupe espaços nas esferas de poder.

“Nosso objetivo é dá empoderamento e visibilidade a essas mulheres, principalmente no mês alusivo ao “Julho das Pretas”. Queremos ouvir elas, saber o que estão fazendo para o desenvolvimento do território”, declarou Geomara Moreno, Agente de Desenvolvimento Territorial.

A pré-candidata a deputada Federal, Vilma Reis abordou a temática sobre Mulher nos espaços de poder, que ainda é ocupado por poucas mulheres. “Precisamos mudar a história da gestão pública promovendo políticas públicas para as mulheres. Quando a gente prioriza as mulheres na Gestão Pública, as coisas mudam”, destacou.

A atividade contou com diversas parcerias, entre elas a Prefeitura de Itacaré, representada pelo vice-prefeito de Itacaré, Genilson Souza, que parabenizou a iniciativa do evento e ressaltou o momento importante para reflexão do fortalecimento da mulher negra nos espaços de poder.

A articuladora do Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Litoral Sul, Rita Souza, representou a Amurc e destacou a contribuição das falas das palestrantes, que contribuíram para promover uma profunda reflexão sobre o lugar de fala das mulheres negras na sociedade.

“Importante a pauta defendida pelas instituições do nosso território a exemplo da Amurc sobre esse tema. Afinal, quando uma mulher preta assume seu protagonismo na sociedade, mexe com toda estrutura de poder verticalizada em nossa sociedade, do ponto de vista da raça e de gênero”, declarou.


COMPARTILHAR