Blog Tempo Presente

Amurc e Consórcios se reúnem com o Governador Rui Costa sobre desastre do óleo

reuniao-em-itubera-sobre-as-manchas-de-oleoRepresentantes dos Consórcios, do Baixo Sul e Litoral Sul, juntamente com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, estarão se reunindo nos próximos dias do mês de novembro, com o governador do Estado, Rui Costa, para tratar de demandas emergenciais dos municípios afetados pelas manchas de óleo.

A iniciativa foi sugerida pelo Prefeito de Igrapiúna, Leandro Ramos e presidente do Ciapra, durante uma reunião do Comitê Operacional da Mancha de Óleo do Baixo Sul, realizada nesta segunda-feira (4), em Ituberá. Leandro afirmou ser necessário que cada ente federado assuma suas responsabilidades com mais celeridade. “Não é possível que apenas a parte mais fraca – os municípios – tenha que assumir “sozinha” a conta de um desastre dessa magnitude”, disse Leandro.

O Presidente do Ciapra apresentou a proposta em conjunto com o secretário executivo da Amurc e do CDS-LS, Luciano Veiga, também presente à reunião, e destacou que o governador precisa se posicionar junto aos municípios do Baixo Sul, Sul e Extremo Sul, assim como foi conduzido com as cidades do Litoral Norte do Estado. “Precisamos sentar com o governador e cobrar soluções imediatas de apoio aos prefeitos da nossa região. Temos que cobrar; não podemos assumir sozinhos essa conta”, finalizou Leandro Ramos.

Luciano Veiga disse que medidas urgentes precisam ser tomadas pelo Estado e pela União para que as prefeituras tenham um alívio nos gastos oriundos da estrutura que foi montada para dar apoio aos voluntários e equipes de trabalho. “As prefeituras estão custeando praticamente tudo, muitas vezes sem condições de arcar sozinhas. Com o final do ano se aproximando, as administrações podem entrar em colapso com esses gastos”, explicou Luciano.

Pauta

Dentre os assuntos na pauta de reunião com o governador, será tratado: Nivelamento das ações realizadas por Município, Estado e União; Papel e Responsabilidades dos Entes Federados; Apoio Financeiro, Pessoal e Tecnológico para combates as manchas de óleo cru nas praias;

A reunião em Ituberá contou ainda com a presença de representantes do Inema, Cibele Pinto, da Superintendência de Proteção e Defesa C.ivil da Bahia, Paulo Sergio Menezes, e da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Águido Muniz.


COMPARTILHAR