Blog Tempo Presente

Agricultura familiar faz sucesso com produtos de qualidade no Chocolat Festival em Ilhéus

O Chocolat Festival 2022 chega ao seu terceiro dia neste sábado (23) e quem tem se destacado é a agricultura familiar baiana. Na abertura do evento, visitantes se aglomeraram para conhecer os produtos de qualidade feitos por agricultoras e agricultores de diversos territórios do estado.

“Foi um primeiro dia maravilhoso, esse é um festival que a gente sempre tem expectativa, porque é um evento nosso, do chocolate, com várias marcas da região. A abertura foi muito boa, superamos as expectativas de público para um primeiro dia, com a presença de muitos turistas, e sabemos que o fluxo vai aumentar durante o fim de semana”, ressalta Carine Assunção, presidente da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), de Ilhéus, no território Litoral Sul, que possui a marca de chocolates Natucoa.

O festival já é parte das ações de divulgação da agricultura familiar da Bahia, com apoio do Estado da Bahia, por meio de diversas instituições. A atuante presença da agricultura familiar conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além de chocolates, estão em exposição outros produtos derivados do cacau, como mel de cacau, cervejas, cachaças e doces, e produtos de outros sistemas produtivos, como os da Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (ABPAGI), do território Baixo Sul. O empreendimento trouxe ao evento biojoias e uma variedade de artesanatos.

“A nossa expectativa é grande, já começamos vendendo, o que em outros eventos não acontece no primeiro dia. Trouxemos produtos feitos com fibra natural da piaçava, porta-prato, porta-petisco, mandalas e vários utensílios, que podem ser usados na decoração e biojoias, uma variedade de produtos. O público está gostando muito dos produtos, que são ecológicos e podem ser encomendados. Avançamos muito com o Bahia Produtiva na comunidade. Os nossos produtores de piaçava confeccionam suas peças e temos a oportunidade de comercializá-las nos vários eventos pela Bahia”, destaca Domingos Conceição, diretor da ABPAGI.

Sobre o Chocolat Festival

Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet.

Durante os quatro dias de evento, produtores, chocolateiros, jovens empreendedores, chefs de cozinha especializados, pesquisadores e técnicos poderão acompanhar o que as dezenas de expositores têm a apresentar sobre as inovações e a tradicional cultura fascinante do cacau e do chocolate. Além da feira de venda de chocolates e outros derivados do cacau, o festival promove ainda cursos, palestras e workshops.


COMPARTILHAR