Blog Tempo Presente

Agricultores familiares de municípios do Sudoeste Baiano são cadastrados para a emissão da DAP

BAHIATER realiza mutirão para emissão e renovação de DAP - Fala Barreiras

Agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Licínio de Almeida, Piripá e Jacaraci, foram cadastrados, nesta semana, para a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). O documento identifica o agricultor e a agricultora familiar e possibilita o acesso a políticas públicas importantes, para incrementar e comercializar a produção, como as do acesso a linhas de crédito e a mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).   

A ação, que contou ainda com a realização de visitas técnicas na zona rural de Vitória da Conquista, para avaliação de desbloqueio de DAP, foi realizada pela equipe técnica da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atua no Território de Identidade Sudoeste Baiano. A iniciativa conta com a parceria das secretarias municipais de Agricultura.

A jovem Thais Dias Franco, técnica em Agropecuária, que exerce atividades agrícolas com os pais, na comunidade Lagoa de Cima, afirma que essa é uma ação importante, que possibilita a confirmação das atividades exercidas como agricultora, além de ser um reconhecimento da participação jovem na agricultura: “Nunca havia acessado nenhuma política pública, mas foi despertado o desejo de procurar saber da DAP, pelo incentivo dos pais. A emissão da DAP Jovem permite o acesso a diversas políticas públicas, como PAA e PNAE, que estão em processo de adesão pelo Município de Piripá, e a financiamentos para projetos na propriedade, através do Banco do Nordeste”.


COMPARTILHAR