Blog Tempo Presente

Agricultores familiares de Ibicaraí são beneficiados pelo PNAE

Produtores da agricultura familiar das comunidades rural do Jacarandá, Córrego Grande e dos Assentamentos da Reforma Agrária do município de Ibicaraí no Sul da Bahia, estão sendo beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE). A inciativa é resultado da parceria entre Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (COOPFESBA) e a prefeitura.

O PNAE estimula o produtor a produzir mais e com qualidade, motivado pela garantia da venda certa dos alimentos para Estados e Municípios, destinado ao consumo na merenda escolar dos alunos de toda rede da educação básica.   Além de cumprir a legislação com a compra de pelos menos 30% da agricultura familiar, o PNAE faz com que o dinheiro fique e circule no próprio município.

A oferta dos alimentos ao programa faz parte do chamamento público realizado pela prefeitura de Ibicaraí no qual a Coopfesba foi contemplada. Tem previsibilidade de 12 meses e a compra mensal é em torno de 8 mil reais. Aipim, chuchu, batata, banana prata, beterraba, coentro, couve, alface, milho, quiabo, limão e  jiló são os principais produtos entregues para a merenda escolar na rede municipal.

Essas ações de parceria da cooperativa e o poder público municipal, estadual e federal visa fortalecer a economia local.  Gera trabalho, emprego, renda e ainda contribui para permanência das famílias no campo, explica o diretor–presidente da Coopfesba  Osaná Crisóstomo do Nascimento. A expectava é também contemplar “outras cadeias produtivas como a de galinhas e a do leite, dando oportunidade a outros produtores”.


COMPARTILHAR