Blog Tempo Presente

Agricultores familiares de Bom Jesus da Serra realizam cadastro para emissão da DAP

Pescadores de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Sítio do Mato recebem  Declaração de Aptidão ao Pronaf

Agricultores e agricultoras familiares da comunidade do Bengo, no município de Bom Jesus da Serra, tiveram a oportunidade de participar, nesta terça-feira (23), de atividade voltada à emissão e renovação da Declaração de Aptidão

Ao Pronaf (DAP), documento que identifica os agricultores familiares e os credencia a acessarem outras políticas públicas para a agricultura familiar.

A iniciativa foi da equipe da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atua no Território de Identidade Sudoeste Baiano. A ação contou com a parceria do Agente Comunitário Rural (ACR), Ronei Almeida Moreno, que realiza o acompanhamento técnico da Associação do Bengo.

Erisnaldo da Silva Santos, da Associação dos Produtores do Bengo, que conseguiu fazer a renovação da DAP, durante a atividade, agradece a iniciativa. “Estou muito feliz, porque vou poder acessar as políticas públicas, como o seguro Garantia-Safra e empréstimo”.

Bahia Produtiva

A comunidade, que é uma das beneficiadas com investimentos do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, desde 2020, conta com uma Casa de Farinha.  O empreendimento, que teve investimentos da ordem de R$272 mil na aquisição de equipamentos e construção de instalações apropriadas, com sanitários, depósito e infraestrutura para a destinação final da manipueira, líquido poluente extraído da mandioca, beneficia diretamente 70 famílias.

Os recursos foram aplicados ainda na capacitação dos agricultores em áreas como as de beneficiamento, embalagem, comercialização e agregação de valor, além da oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater).

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a partir de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial. 


COMPARTILHAR