Blog Tempo Presente

Adeum Sauer deixa legado de defesa e avanços para a Educação em Itabuna, na Bahia e no Brasil

De O Trombone

No dia em que se comemora o centenário do nascimento do maior educador nacional e um dos maiores do mundo, o Patrono da Educação Paulo Freire, itabunenses e baianos lamentam a morte de nosso maior referencial, Adeum Hilário Sauer, que faleceu na noite de sábado (18), em um acidente de carro próximo a Canavieiras. Sociólogo, professor da Uesc, ex-servidor da Ceplac, secretário de Educação de Itabuna e da Bahia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), integrante do Conselho Nacional de Educação. O legado de Adeum Sauer para a educação é imenso e ainda deverá ser estudado.

Adeum Sauer deixa legado de defesa e avanços para a Educação em Itabuna, na Bahia e no Brasil

Não à toa, amigos, companheiros, autoridades e instituições, bem como populares nas redes sociais lamentam o falecimento do professor que orgulhou itabunenses e baianos. Para o ex-prefeito Geraldo Simões, o legado de Adeum na educação é imenso. “Ele universalizou a oferta da educação básica em Itabuna, em nosso primeiro governo. Saímos de 16 para 30 mil alunos”, lembra, referindo-se ao seu primeiro governo, de 1993 a 96. No mesmo período, outro feito: “reduziu a evasão e repetência de 40 para menos de 10%”, recorda.

Era também admirado pelos professores, uma vez que implantou a realização de concursos, o que não ocorria em Itabuna, e promovia a valorização profissional. “Em nossa primeira gestão o salário dos professores era o maior da Bahia”, afirma Geraldo. A formação continuada dos professores era outra marca: “Sua ligação com os cérebros da educação nacional permitiu que Paulo Freire, Ester Gross e Professor Arroyo ajudassem na formação de nossos professores. Para o professor e, por extensão a toda educação, foi um período de ouro”. Geraldo ainda destaca a criação, em seu segundo mandato, do programa Escola Grapiúna: “Revolucionou a educação, ao substituir o sistema seriado, pelo de ciclos, que permite ao aluno um aprendizado adequado para seu período de vida”.


COMPARTILHAR