Blog Tempo Presente

Abertas inscrições para os cursos técnicos do IF Baiano

ifbaiano_estudantes-curso-tecnico-ifbaiano-768x510A partir de hoje, 23 de setembro, até dia 3 de novembro, estão abertas as inscrições para os cursos técnicos de nível médio do IF Baiano.

Estão em oferta 3.625 vagas para cursos das formas Integrada e Subsequente ao Nível Médio, disponíveis nas 14 unidades do IF Baiano em: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira, Uruçuca, Valença e Xique-Xique.

Os cursos técnicos na forma Integrada ao Ensino Médio são destinados a candidatos que concluíram, ou estão concluindo, o Ensino Fundamental ou equivalente. Neste caso, o estudante faz o ensino médio e o profissionalizante ao mesmo tempo. Já os cursos técnicos na forma Subsequente são para quem já concluiu, ou está perto de concluir, o Ensino Médio.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do IF Baiano e preencher o cadastro on-line. O candidato poderá optar por até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, e escolher campus, semestre de oferta e turno para cada uma das opções. A taxa de inscrição é no valor de R$30,00 (trinta reais).

Prazo para solicitar isenção – Candidatos com cadastro no CadÚnico poderão solicitar dispensa do pagamento da taxa inscrição no período de 23 de setembro a 4 de outubro de 2019, indicando, no momento da inscrição, a opção pela isenção e informando o Número de Identificação Social (NIS).

A reserva de vagas do processo seletivo funciona assim: Para os cursos da forma Integrada, 70% das vagas são reservadas a estudantes oriundos de escolas públicas, 25% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência. Para os cursos da forma Subsequente, a reserva de vagas é de 50% para estudantes oriundos de escola pública, 45% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Este ano, o processo de ingresso terá como método de classificação o Exame de Conhecimentos. As provas serão aplicadas no dia 1º de dezembro de 2019, no turno vespertino, nas cidades onde o IF Baiano possui campus. Os exames serão compostos por 40 questões objetivas das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias.

Todos os detalhes sobre o processo seletivo estão descritos no Edital 108/2019 (para cursos da forma Integrada) e no Edital 109/2019 (para cursos da forma Subsequente), disponíveis na página da seleção.


COMPARTILHAR