Blog Tempo Presente

Abertas inscrições para curso de comidas ancestrais em Itacaré

gastronomicoComo parte do Projeto Gastronômico Internacional do Governo do Estado da Bahia, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Cultura, estará realizando no período de 28 a 30 de março o curso de cozinha ancestral, no Centro Cultural Tribo do Porto, no Porto de Trás. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no próprio local onde acontecerá o curso. Trata-se de um curso prático que será ministrado das 8 às 12 horas, que oferecerá certificado na arte de cozinhar.

De acordo com o secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, o projeto consiste em capacitar de 25 a 30 pessoas na prática culinária de comidas ancestrais, como mungunzá, sarapatel, xinxim, feijoada, rabada, farofa d’água, efó, roupa velha, quiabada, moqueca de ovo, galinha de molho pardo, ou seja, comidas de senzala. “A proposta é mostrar como o negro, com tão poucos recursos, faziam pratos tão saborosos “, explica.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, salientou que esse é um projeto internacional apresentado nos Estados Unidos e que agora segue para o interior da Bahia. “A ideia é capacitar cada vez mais o nosso povo para que possam aproveitar melhor os alimentos e continuar fazendo comidas saborosas, atraindo mais clientes e aumentando ainda mais as suas rendas”, complementou o prefeito.

A realização do curso é da Associação Civil Filhos de Bárbara, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, Sindicato Intermunicipal de Hospedagem, e Alimentação de Cairu, Itacaré e Valença, Fundo de Cultura e Governo do Estado da Bahia, através das secretarias estaduais da Fazenda e de Cultura.


COMPARTILHAR