Abertas inscrições para as olimpíadas brasileiras de Biologia e de Matemática

As inscrições para a XII Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) estão abertas e podem ser feitas até sexta-feira (18), por meio do site www.anbiojovem.org.br. Já as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2016) devem ser feitas até 1º de abril, pelo endereço www.obmep.org.br. A Olimpíada de Biologia é promovida pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) e a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As duas ações visam incentivar o estudo das disciplinas.

Podem participar da OBB, alunos que tenham 19 anos de idade, até o dia 1º de julho, que estejam com o ensino médio em curso ou aqueles que completaram o ensino médio, mas ainda não ingressaram no ensino superior. A OBB é constituída de três fases. A primeira será realizada no dia 9 de abril em cada escola credenciada, onde será aplicada uma prova contendo 30 questões de múltipla escolha.

A segunda fase, que é composta por uma prova objetiva de 120 questões, acontece no dia 15 de maio, em locais a serem definidos. Já na terceira etapa, os 15 primeiros colocados na segunda fase participarão de um treinamento prático no Rio de Janeiro e em São Paulo, que será realizado de 6 a 17 de junho.

A fase de treinamento também será composta por avaliações teóricas e práticas com os participantes. Ao final das atividades, os quatro estudantes com melhor rendimento serão selecionados, juntamente com seus professores orientadores, para participarem da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), no Vietnã, de 17 a 24 de julho. Já os 5° a 8° colocados irão participar da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), em Brasília, de 18 a 24 de setembro.


Comentários