Equipes técnicas, dirigentes e especialistas, que atuam na sede e nos escritórios territoriais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), estão reunidos, até o próximo sábado (23/11), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, na capacitação para coordenadores (as) de Negócios, que irão atuar junto às agroindústrias familiares selecionadas em edital da CAR.
“Estamos realizando um importante treinamento para os coordenadores que irão assumir uma missão muito especial. É uma ação conjunta com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que está trazendo um contexto inovador sobre o olhar da gestão das agroindústrias da agricultura familiar da Bahia. A recomendação do Governo do Estado é tratar esse tema com todo o zelo que é necessário”.
Na capacitação, que iniciou nesta segunda-feira (18/11), já foram apresentadas a estratégia da CAR e a articulação dos diversos projetos e programas, arranjos institucionais em torno das cadeias de valor, o cenário atual e diagnóstico inicial sobre agroindústrias financiadas pela CAR. Foi promovido também um debate sobre as expectativas quanto ao papel e os desafios dos(as) coordenadores(as) de negócios, perspectivas das ferramentas, serviços e soluções disponibilizadas pela CAR, em apoio complementar às agroindústrias ativas, além de estratégias de monitoramento e avaliação do projeto.
Foram debatidos ainda os principais desafios para a execução do projeto, constatados a partir do diagnóstico realizado previamente, entre eles a questão da comercialização, aquisição de matéria-prima, do uso de sistemas para a qualificação da gestão e logística.
A formação contou com a participação da professora da UFRB e primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, do professor Gabriel, da UFRB, e de Lanns Almeida, acompanhado de uma equipe da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).
O evento contou com a apresentação das chamadas públicas de Ater, da Bahiater, que irão atender agricultoras e agricultores familiares filiados às organizações produtivas apoiadas pela CAR e o edital para qualificar especialistas, filhos e filhas de agricultores, com formação relacionada ao rural.