Blog Tempo Presente

Planejamos um 2023 extraordinário para a Bahia Cacau

(do site de Josias Gomes)Recebi em meu escritório dois grandes companheiros que lideram um dos projetos mais exitosos da agroindústria baiana e do cooperativismo, Osaná Crisóstomo presidente da BAHIA CACAU e Josivaldo Dias Diretor Comercial e Marketing na Bahia Cacau/Coopfesba. Tratamos da importância de ampliar o acesso aos novos mercados dos chocolates produzidos pelos cooperados e o fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural na base produtiva que beneficie os agricultores familiares.

Este empreendimento é a primeira fábrica de chocolates da agricultura familiar gerida por uma cooperativa, a COOPFESBA. Durante a minha atuação como Secretário na SDR, liberamos recursos da ordem de R$ 3 milhões para a BAHIA CACAU. Beneficiamos diretamente 204 cooperados com recursos aplicados na agroindústria com a chegada de novas máquinas/equipamentos; ações em Marketing e logística que possibilitaram a conquista dos novos mercados, além do apoio aos agricultores familiares com a tecnologia em ATER.

Atualmente as lojas da BAHIA CACAU estão presentes em Ibicaraí, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Feira de Santana, Itabuna e vendas online. Entre os principais objetivos dos cooperados para 2023 está a abertura de uma nova loja em Salvador e a conquista de novos mercados, além de promover mais investimentos na tecnologia rural dos cooperados. É uma fórmula testada e aprovada, vamos seguir estes princípios.

O presidente Osaná conta com o meu mandato parlamentar para continuarmos os investimentos em 2023 e alcançar o objetivo principal que é aumentar a renda dos cooperados: “Josias Gomes é o deputado federal que tem um trânsito forte em Brasília e estamos esperançosos que ele consiga trazer novos recursos no governo Lula que durante a sua campanha presidencial reforçou o retorno dos investimentos na agricultura familiar e também se comprometeu a ter um olhar especial para o desenvolvimento do cooperativismo”.

A grande família da BAHIA CACAU pode ter certeza de que o meu mandato parlamentar não vai medir esforços pra atrair os novos investimentos, vamos aumentar a produção e produtividade dos cooperados, ampliar os nossos pontos de vendas, faturamento e consequentemente reverter todos estes esforços em melhores ganhos salariais para os cooperados. Na outra ponta, seguirei buscando ações junto ao Governo do Estado, que tem um trabalho modelo neste segmento que é o pulmão da Bahia.


COMPARTILHAR