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Universidade da Espanha premia professora da Uesc

Análise da relevância da localização para a atividade portuária) é o titulo da tese da professora Ticiana Grecco Zanon Moura, do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (DLA/Uesc), que foi contemplada com o Prêmio Extraordinário de Doutorado do Centro Internacional de Postgrado de la Universidad de Oviedo, Espanha.

A informação foi divulgada pela instituição espanhola neste final de semana. Ticiana Moura, além de professora Assistente em Negociações Internacionais no Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA), é assessora de Relações Internacionais da Uesc.

Os prêmios extraordinários de doutorado, comuns entre as universidades espanholas, são outorgados quando a comunidade acadêmica da universidade reconhece, por área de conhecimento, o mérito e a singularidade das teses de doutorado desenvolvidas na sua instituição. Essa é a maior premiação na área de Economia Marítima e Logística do mundo, com conexão com a Associação Internacional de Economistas Marítimos (Iame).

“É uma honra muito grande ter este reconhecimento e sou grata pelos anos que a Uesc me concedeu para eu fazer o doutorado. Tenho trabalhado incansavelmente para que o conhecimento adquirido seja ao máximo transferido e espero contribuir ainda mais. Gostaria também de agradecer a Lorena García-Alonso, professora doutora da Universidade de Oviedo (Espanha), que me concedeu autonomia e liberdade como minha orientadora durante o meu doutorado”, frisa a professora.

A tese, defendida na Universidad de Oviedo, pelo Programa de Doctorado Economia: Instrumentos del Análisis Económico, avalia a relevância da localização para a atividade portuária. À medida que os portos têm localização geográfica fixa, esse atributo condiciona o sucesso dos terminais portuários na competição pelo tráfego, bem como a configuração de corredores de carga, distribuição do tráfego entre portos e utilização de infraestruturas de transporte terrestre.

A assessora detalha que os portos são a infraestrutura que conecta a terra ao mar, e mais de 80% do comércio mundial utiliza o transporte marítimo. “A principal barreira ao comércio internacional são os custos de transporte (mais do que tarifas e outras barreiras comerciais); e o custo interno, ou seja, o acesso ao mar, é um componente determinante do custo total do transporte”, afirma.

“Como resultado final da tese, entendemos que as restrições associadas a este atributo invariável são de fácil compreensão, pois auxiliam as autoridades portuárias, bem como os líderes políticos, na concepção de uma estratégia de transporte mais eficiente”, conclui Ticiana.


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