UESC inicia ano letivo 2017

uesc-3-300x200A Aula Magna, que marcou hoje (17) a abertura do semestre letivo na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), teve a presença da Profa.Dra. Janaina Damaceno Gomes, (Febf/UERJ). Ela ministrou a conferência “A cidade de Íris: Políticas de reconhecimento e ações afirmativas no Brasil do Século XXI”, no auditório do Centro de Arte e Cultura Paulo Souto.

O evento foi aberto com as boas vindas da reitora Adélia Pinheiro, falando para uma plateia atenta formada por estudantes calouros e veteranos. Ela destacou as ações que serão implementadas, com a participação de todos os segmentos acadêmicos, para construção do novo estatuto da UESC. O processo Estatuinte já está em curso. As primeiras etapas ocorreram ao longo de 2016.

A solenidade do inicio do primeiro período letivo da UESC contou os presenças dos pro-reitores de Graduação, Elias Lins Guimarães; de Pós-Graduação, George Rego Albuquerque; de Extensão, Alessandro Fernandes de Santana e de Administração, Elson Cedro Mira.

A palestrante, Janaina Damaceno Gomes, é professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Doutora em Antropologia Social, pela USP, Mestre em Educação e Bacharel em Filosofia pela Unicamp. Realizou o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, com o projeto “Uma Vida em Arquivos”, cuja temática era a formação de arquivos visuais e audiovisuais de movimentos sociais negros no Brasil, na África do Sul e nos Estados Unidos. Um dos resultados da pesquisa foi a realização do curso de extensão “Cinema Negro, Fotografia e Políticas de Representação”.


Comentários