Blog Tempo Presente

I Encontro Setorial com o segmento empresarial do Litoral Sul da Bahia da UFSB

195A2133A UFSB realizou, nesta quinta-feira (26), o I Encontro Setorial com o segmento empresarial do Litoral Sul da Bahia. O encontro foi demanda da primeira reunião que ocorreu no mesmo local em setembro deste ano. O objetivo foi estabelecer um espaço de diálogo permanente com o setor empresarial para fomentar o desenvolvimento e a sustentabilidade regional. A meta central é a troca de informação entre ambos os lados.

As diretrizes debatidas foram retiradas das solicitações do I Fórum Social da UFSB, momento em que representantes de diversos segmentos, inclusive o setor empresarial, discutiram sobre seus anseios em relação à Universidade e organizaram um documento para ser entregue ao Conselho Estratégico da UFSB.

A programação contou com apresentação de propostas de oportunidades de atuação em conjunta feitas pelo setor. Assim, representantes de movimentos empresariais, associações, Câmara de dirigentes lojistas e sindicatos expuseram seus pontos de vista em relação aos caminhos da universidade e a região. Representantes da UFSB também explanaram sobre o trabalho realizado na instituição, sanando dúvidas dos presentes.

Nas falas dos representantes empresariais, foi dito sobre a importância dessa iniciativa para que muros entre a academia e o mundo empresarial fossem quebrados. Para Élio Nascimento, representante do Movimento Empresarial do Sul da Bahia em Ação, a intenção não é só opinar, e sim discutir sobre o assunto. Afinal, os estudantes que agora cursam a universidade, daqui a cinco, seis anos, provavelmente farão parte das empresas.

Eles também demonstraram certa inquietação quanto ao desenvolvimento da região, que não vem alcançando bons índices nos últimos anos. Entretanto, aguardam com grande expectativa as parcerias que poderão ser firmadas com a UFSB para que esses dados possam mudar.

O encontro foi chamado de “do Litoral Sul da Bahia” no intuito de possibilitar maior participação e adequação de agendas nos locais onde estão instalados os três campi (Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro). Dessa forma, nos primeiros meses do próximo ano, reuniões também acontecerão no extremo sul da região.


COMPARTILHAR