Blog Tempo Presente

Conexsus conclui capacitação de gestores das cooperativas em parceria com o governo da BA

Gestoras e gestores de 16 cooperativas e associações produtivas ligadas ao projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), do governo estadual da Bahia, encerraram na ultima terça-feira (19/04) uma jornada de 12 meses de aperfeiçoamento da gestão de seus negócios.

Idealizada e conduzida pela Conect@, comunidade virtual de aprendizagem da Conexsus, com apoio da Aretê Socioambiental, a formação InovaGestão teve como objetivo potencializar a capacidade de execução e de alcance de resultados da gestão, a partir da ampliação de conhecimentos e habilidades, e do uso das melhores práticas em gestão e desenvolvimento organizacional.

A formação “foi uma oportunidade única de contato desses negócios com o que há de mais inovador e atual no que se refere à gestão e ao acesso a mercados”, destacou Aldir Parisi, coordenador de Inteligência de Mercado da CAR, na sessão virtual de encerramento da formação. “Um passo promissor na caminhada de desenvolvimento dessas organizações”, afirmou.

Entre abril de 2021 e março de 2022, as cooperativas e associações ligadas ao programa puderam participar de atividades de auto aprendizagem, workshops, rodas de conversa e ciclos de mentoria individualizada sobre modelos de negócios, gestão social e financeira, mercado e tópicos especiais (a partir de demandas identificadas ao longo da capacitação).

“Ao decorrer da formação, eu e os demais gestores tivemos a oportunidade de aprimorar as nossas habilidades de gestão como um todo, tendo voz ativa para ir muito além de simplesmente escutar o que era trazido, mas também, trocar experiências com os demais”, afirma Murilo de Araújo Nunes, Assistente Técnico e Gerencial da Rede COOPERACAJU (Ribeira do Pombal – BA), organização participante da formação.

Com o suporte da mentoria, cada gestor (a) de negócio comunitário encerra o ciclo de qualificação com um projeto aplicativo, que busca o desenvolvimento – potente, viável e factível – de um desafio enfrentado pela organização, para intervenção e transformação da realidade.

“Cada pessoa da turma teve a missão de focar em uma única problemática de sua organização, e, através dela, desenvolver o projeto aplicativo”, remonta Nunes. “Assim, pudemos ‘dividir para conquistar’ e tentar solucionar um obstáculo por vez em nossa trajetória de aperfeiçoamento enquanto organização e gestores”.

A gestora da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), Nayara Bispo, afirmou que o curso proporcionou grande aprendizado. “Pude implementar muito do que aprendi. Vínhamos desenvolvendo uma nova marca do mel, o Melira, e o curso ajudou muito com suas ferramentas inovadoras. Em cada encontro, aprendemos algo novo. Além da questão da comercialização, trabalhamos o tema tributação, que foi essencial. Foi fundamental para o crescimento da cooperativa”.

Conect@ – Comunidade Virtual de Aprendizagem da Conexsus
A Conect@ é um programa de aprendizagem e troca de conhecimento, com metodologia e conteúdo próprios, para formações e capacitações de pessoas que atuam direta ou indiretamente com negócios comunitários de impacto socioambiental, como estratégia transversal para o fortalecimento desses negócios. Fonte: Instituto Conexsus. e SDR-BA


COMPARTILHAR